Menu
Your Cart

Durômetro

Durômetro é um medidor de dureza de materiais.  O método de medição do durômetro consiste em medir a profundidade da impressão deixada no material com a aplicação da carga e é dependente de outros fatores além da dureza, como das propriedades viscoelásticas e da duração do ensaio.

durômetro é uma evolução do antigo escleroscópio, no qual o princípio de medição de queda de peso foi substituído por um sistema de medição por mola. 

A operação do durometro é bastante simples: O material a ser medido é submetido a uma pressão definida aplicada através de uma mola calibrada que atua sobre o endentador, que pode ser esférico ou cônico.

Um dispositivo de indicação fornece a profundidade de endentação. O valor da dureza é dado pela profundidade da penetração no material sob teste. Por causa da resistência de algumas borrachas e plásticos, a leitura da dureza pode mudar ao longo do tempo, por isso o tempo de endentação às vezes acompanha o valor medido da dureza. Veja alguns modelos de durômetros abaixo:

Exibindo de 1 a 9 do total de 9 (1 páginas)