Os termopares de Isolação Mineral são muito práticos e utilizados em processos industriais. Sua montagem é constituída por um, dois ou três pares de fios, isolados entre si, compactados com pó isolante de óxido de magnésio dentro de uma bainha metálica. 

Esta montagem proporciona ao termopar excelente isolação e ampla faixa de utilização nos mais variados tipos de processos.

Os termopares de isolação mineral recebem rígido controle de qualidade desde o recebimento das matérias primas, dos certificados do fornecedor, as inspeções e testes internos realizados em laboratório até o produto final.

Com este controle, a integridade do sensor, suas características e todas as vantagens exibidas por normas é garantida.

Vantagens dos Termopares Isolação Mineral:

1 - A montagem da bainha metálica corretamente aterrada, fornece ótima isolação às interferências causadas por indução elétrica que provavelmente influenciarão na leitura;

2 -  Por apresentar excelente resistência mecânica e ótima flexibilidade, a instalação desse tipo de termopar se amplia em diversos tipos de processos;

3 - Com a isolação de óxido de magnésio, excelente condutor térmico e o pequeno volume causado pela sua compactação, o Termopar de Isolação Mineral exibe perfeita estabilidade de leitura em virtude de seus condutores estarem totalmente isolados e protegidos do meio térmico.

4 - Segundo a NORMA ASTM E608 sua isolação mínima à temperatura ambiente sempre será maior que 100 Mohm entre seus condutores e a bainha metálica;

Todas essas vantagens fazem com que o Termopar Isolação mineral seja mais utilizado em diversos processos industriais.

Limites de erros para os termopares Isolação mineral

Os erros dos Termopares de Isolação Mineral são os mesmos ocorridos nos termopares convencionais. Conforme NORMA ASTM E230 (ITS90) as opções: Standard e Especial apresentam as mesmas classes de precisão, sendo a segunda mais precisa.

Os termopares isolação mineral fabricados são do tipo: T, J, K, E, N, na versão simples, duplo ou triplo compactados e isolados com óxido de magnésio dentro de uma mesma bainha metálica. Porém, existem termopares de isolação mineral do tipo: R, S e B e sua isolação pode ser de óxido de magnésio, óxido de berílio, óxido de alumina e a bainha metálica pode ser de tântalo, titânio ou molibidênio. Para especificar este tipo de Termopar é necessário efetuar uma consulta técnica antes, pois, como esta versão é pouco utilizada, em alguns processos, sua aplicação pode não ser recomendada.

Para qualquer esclarecimento sobre tipos de montagens de Termopares Isolação Mineral ou sobre termometria em geral, entre em contato conosco. A Salcas é fabricante de Termopares de Isolação Mineral desde 1988.

Os termopares Isolação Mineral podem ser fabricados em três tipos, quanto a sua junção de medição:

ISOLADA: Os fios estão totalmente isolados eletricamente da bainha metálica;

ATERRADA: Os fios estão soldados à bainha metálica formando a junta de medição, tornando o tempo de resposta mais rápido, porem, não pode ser utilizado em locais sujeitos à ruídos elétricos;

EXPOSTA: Esta montagem expõem os fios ao meio térmico, tornando o tempo de resposta ainda mais rápido que o ATERRADA. Porém, não pode ser utilizada em locais onde os fios possam ser contaminados ou sofrerem qualquer tipo de envelhecimento por contato.

Tabela de Temperatura Máxima dos Termopares Isolação Mineral:

A tabela abaixo fornece a temperatura máxima de utilização em relação ao diâmetro externo do Termopar Isolação Mineral, conforme NORMA ASTM E 608.


Diâmetro da
bainha (mm)
TEMPERATURAS EM ºC
T J E K
0,5 260 260 300 700
1,0 260 260 300 700
1,6 260 440 510 920
3,2 315 520 650 1070
6,3 370 720 820 1150
Baixar Acrobat Pdf GratisPara visualizar os arquivos, é necessário ter instalado o programa Acrobat Reader. 
Caso não o tenha, faça o download e instale clicando no botão ao lado.

TABELAS DE MILIVOLTAGENS DE TERMOPARES E TERMORESISTÊNCIAS

  • Tabela de Milivoltagem de Termopar tipo B - Download
  • Tabela de Milivoltagem de Termopar tipo E - Download
  • Tabela de Milivoltagem de Termopar tipo J - Download
  • Tabela de Milivoltagem de Termopar tipo K - Download
  • Tabela de Milivoltagem de Termopar tipo N - Download
  • Tabela de Milivoltagem de Termopar tipo R - Download
  • Tabela de Milivoltagem de Termopar tipo S - Download
  • Tabela de Milivoltagem de Termopar tipo T - Download
  • Tabela de Milivoltagem de Termoresistência PT100 - Download
  • Tabela de Milivoltagem de Termoresistência Cu 10 - Download
  • Tabela de Milivoltagem de todos os Termopares e Termoresistências - Download